A textura na linguagem visual :: Comunicação visual :: Aula de Arte
Banner de Textura

A textura na comunicação visual

© Texto de João Werner


Áspera ou lisa, acolhedora ou espinhosa, a textura é a característica das superfícies que alude ao sentido do tato.

A textura é a pele da comunicação visual, sendo a qualidade determinante da sensualidade das superfícies. É também uma determinante para definir o material de que são feitas as figuras presentes.

Um piso de mármore, uma coluna de cedro, um tecido de veludo azul, anéis de ouro reluzente, a pele cálida e relaxada depois do amor, todos são representados através de suas texturas.


Van Eyck, O casal Arnolfini, 1434, painel, National Gallery, Londres. Uma das obras em Van Eyck representou minuciosamente as texturas dos objetos.

Na pintura, foi depois da invenção da tinta à base de óleo de linhaça que as texturas tornaram-se um personagem à parte nas obras de arte.

Artistas como Jan van Eyck (falecido em 1441) elevaram a representação de materiais a níveis até então desconhecidos. Dado o seu processo lento de secagem, a tinta à óleo presta-se ao meticuloso trabalho de pincel necessário à representação dos materiais.

textura de madeira

textura de palha trançada

textura de tecido

textura de pedra

Página inicial História da arte Estética Links de Arte na WEB Galeria de arte Venda do livro "Ensaios sobre arte e estética" na livaria Saraiva Livro de visitas O que ler? Sala de Imprensa Exponha sua arte Últimas notícias Newsletter Banners Nosso e-mail
Introdução Forma Classificação Figura e fundo Simetria Movimento Superfície Cor Luminosidade Textura Harmonia de cor Composição Unidade Equilíbrio Proporção Ritmo Profundidade