Apoie o Aula de Arte
Banner de Movimento

Movimento na comunicação visual

© Texto de João Werner

Produzir a sensação de movimento através de um meio imóvel depende de grande habilidade. Por associação, nós temos a sensação de que figuras que representam objetos animados do mundo real revelam disposição para o movimento em uma comunicação visual. Assim ocorre, por exemplo, com aquelas conhecidas representações de gaivotas em vôo (as que todos desenham, como um V de braços curvos), ou com a representação de aviões e de ondas do mar.

A ilusão de movimento pode ocorrer quando há contraste entre uma forma e o contexto de onde ela parece ter se desprendido. A ilustração acima parece ser a representação de um círculo, de onde algumas formas parecem ter-se soltado, deslocando-se para o alto.

Entretanto, dadas as suas características formais, as figuras em uma comunicação visual podem também ser forças conduzindo a percepção em determinada direção dentro da composição. Linhas podem ser trajetórias para o olhar, assim como linhas diagonais induzem maior sensação de movimento do que linhas horizontais ou diagonais. Cores quentes parecem avançar em direção ao observador, enquanto cores frias parecem recuar. Toda a comunicação visual pode ser animada com o uso das características formais corretas.

Não era o que você buscava?

Custom Search

Deixe seu comentário sobre a Aula de Arte

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba as últimas novidades postadas no site.

capa do livro "A figura na Comunicação Visual" Venda do livro "Ensaios sobre arte e estética" na Amazon Livro de visitas O que ler? Sala de Imprensa Exponha sua arte Últimas notícias Newsletter Banners Nosso e-mail UOL Cursos - Decoração de INteriores
Introdução Forma Classificação Figura e fundo Simetria Movimento Superfície Cor
(NOVO!)
Luminosidade
(NOVO!)
Textura
(NOVO!)
Harmonia de cor Composição Unidade
(NOVO!)
Equilíbrio Proporção Ritmo
(NOVO!)
Profundidade

Página inicial História da arte Estética Links de Arte na WEB Galeria de arte