Banner de Movimento

Movimento na comunicação visual

© Texto de João Werner

Produzir a sensação de movimento através de um meio imóvel depende de grande habilidade. Por associação, nós temos a sensação de que figuras que representam objetos animados do mundo real revelam disposição para o movimento em uma comunicação visual. Assim ocorre, por exemplo, com aquelas conhecidas representações de gaivotas em vôo (as que todos desenham, como um V de braços curvos), ou com a representação de aviões e de ondas do mar.

A ilusão de movimento pode ocorrer quando há contraste entre uma forma e o contexto de onde ela parece ter se desprendido. A ilustração acima parece ser a representação de um círculo, de onde algumas formas parecem ter-se soltado, deslocando-se para o alto.

Entretanto, dadas as suas características formais, as figuras em uma comunicação visual podem também ser forças conduzindo a percepção em determinada direção dentro da composição. Linhas podem ser trajetórias para o olhar, assim como linhas diagonais induzem maior sensação de movimento do que linhas horizontais ou diagonais. Cores quentes parecem avançar em direção ao observador, enquanto cores frias parecem recuar. Toda a comunicação visual pode ser animada com o uso das características formais corretas.

Venda do livro "A figura na Comunicação Visual" na livraria da Amazon

À venda na Amazon
U$ 13.00

Venda do livro "Ensaios sobre arte e estética" na Amazon

À venda na Amazon
R$ 2,99