Teoria da luz em linguagem visual :: Comunicação visual :: Aula de Arte
Banner de Luminosidade

A luz na comunicação visual


Luz e trevas tem seu lugar na antropologia da comunicação visual através da luminosidade. Toda uma simbologia mística revela-se na arte através da luminosidade. Céu e inferno, assim como a luz da espiritualidade podem ser representadas simbolicamente através do derramar da luz sobre os seres em uma obra de arte.

Ou abra esta "Introdução à luminosidade" em tamanho maior.

A representação da luminosidade rendeu alguns dos mais tocantes momentos das artes. Foi responsável pelo delicado chiaroscuro da Monalisa de Leonardo, assim como pelos profundos retratos de Rembrandt.Nas obras destes artistas, a luz parece retirar a figura das trevas como Orfeu trouxe Eurídice do Hades.

As tonalidades de uma comunicação visual podem ser unificadas pela presença de um foco de luz ou, ao contrário, as tonalidades podem estar presentes apenas como meros contrastes.

Texto de João Werner

Página inicial História da arte Estética Links de Arte na WEB Galeria de arte Venda do livro "Ensaios sobre arte e estética" na livaria Saraiva Livro de visitas O que ler? Sala de Imprensa Exponha sua arte Últimas notícias Newsletter Banners Nosso e-mail
Introdução Forma Classificação Figura e fundo Simetria Movimento Superfície Cor Luminosidade Textura Harmonia de cor Composição Unidade Equilíbrio Proporção Ritmo Profundidade