Apoie o Aula de Arte
Banner de Harmonia de cores

O conceito de "harmonia de cores"

© Texto de João Werner

A mais fina das artes visuais. Harmonizar as cores é tarefa difícil e complexa, e todo colorista é um poeta

A maior dificuldade na harmonia reside no fato de as cores influenciarem-se mutuamente. Este belíssimo efeito chama-se de contraste simultâneo.

Conforme as cores se justapõem, elas influenciam-se mutuamente. Uma cor de tom médio perto de outra cor de tom escuro tende a parecer mais clara do que de fato é; perto de uma cor de tom claro, a mesma cor tende a parecer mais escura. Isto implica que qualquer projeto de combinação de cores deve ser testado empiricamente, na prática.

Ou abra esta "Harmonia de cores" em tamanho maior.

Além disto, outros fatores também são importantes na harmonização como, por exemplo, o tamanho da área ocupada pela cor. Um amarelo colocado em um pequeno detalhe da composição pode ter um efeito totalmente diferente caso ocupasse a área de uma larga parede.


Aqui vemos a ocorrência do contraste simultâneo através de um losango vermelho entrelaçado com linhas azuis e amarelas. Embora o losango seja de uma única cor, por contraste simultâneo, parece-nos ver duas tonalidades diferentes de vermelho. A ilustração é baseada nas experiências cromáticas do artista e teórico brasileiro Israel Pedrosa.

Entretanto, deve-se ter em maior conta na hora da harmonização a idéia de que não existe certo ou errado em combinações de cores. Para muitos, por exemplo, vermelho e verde não se combinam. Ledo engano, pois é uma combinação muito utilizada, tanto na natureza como na publicidade.

Não era o que você buscava?

Custom Search

Deixe seu comentário sobre a Aula de Arte

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba as últimas novidades postadas no site.

capa do livro "A figura na Comunicação Visual" Venda do livro "Ensaios sobre arte e estética" na Amazon Livro de visitas O que ler? Sala de Imprensa Exponha sua arte Últimas notícias Newsletter Banners Nosso e-mail UOL Cursos - Decoração de INteriores
Introdução Forma Classificação Figura e fundo Simetria Movimento Superfície Cor
(NOVO!)
Luminosidade
(NOVO!)
Textura
(NOVO!)
Harmonia de cor Composição Unidade
(NOVO!)
Equilíbrio Proporção Ritmo
(NOVO!)
Profundidade

Página inicial História da arte Estética Links de Arte na WEB Galeria de arte