Banner de Figura e fundo

O conceito de "figura e fundo"

© Texto de João Werner


A figura se distingue do fundo pela atenção que desperta no observador. A figura é o que tem significado enquanto o fundo é o pouco significativo.

A atenção sobre a figura ocorre ou por características próprias do objeto ou por características presentes no observador. Do ponto de vista do objeto, é o contraste de características formais que diferencia figura e fundo. A figura tem algo formalmente diferente em relação ao contexto sobre o qual está colocada.

Ou abra esta "Figura e fundo" em tamanho maior.

Maurits Escher, Limite circular IV (Paraíso e inferno), 1960, xilogravura impressa em dois blocos. Anjos e demônios compartilham os mesmos contornos, o que torna indefinível qual dos dois é figura, qual é fundo.

Pode ser um formato diferente, uma cor, uma textura etc, qualquer característica presente na figura e que o fundo não tem (ou que tem diversa). Com relação ao observador, as motivações pessoais podem ajudar a destacar uma figura em relação ao seu contexto. Quando sentimos fome, por exemplo, nosso olfato se aguça e aromas que antes passavam desapercebidos passam a se destacar.

Não era o que você buscava?

Custom Search
Venda do livro "A figura na Comunicação Visual" na livaria Amazon Venda do livro "Ensaios sobre arte e estética" na livaria Saraiva Livro de visitas O que ler? Sala de Imprensa Exponha sua arte Últimas notícias Newsletter Banners Nosso e-mail UOL Cursos - Decoração de INteriores
Introdução Forma Classificação Figura e fundo Simetria Movimento Superfície Cor Luminosidade Textura
(NOVO!)
Harmonia de cor Composição Unidade Equilíbrio Proporção Ritmo Profundidade Página inicial História da arte Estética Links de Arte na WEB Galeria de arte