Conceito visual de figura e fundo :: Comunicação visual :: Aula de Arte
Banner de Figura e fundo

O conceito de "figura e fundo"

© Texto de João Werner


A figura se distingue do fundo pela atenção que desperta no observador. A figura é o que tem significado enquanto o fundo é o pouco significativo.

A atenção sobre a figura ocorre ou por características próprias do objeto ou por características presentes no observador. Do ponto de vista do objeto, é o contraste de características formais que diferencia figura e fundo. A figura tem algo formalmente diferente em relação ao contexto sobre o qual está colocada.

Ou abra esta "Figura e fundo" em tamanho maior.

Maurits Escher, Limite circular IV (Paraíso e inferno), 1960, xilogravura impressa em dois blocos. Anjos e demônios compartilham os mesmos contornos, o que torna indefinível qual dos dois é figura, qual é fundo.

Pode ser um formato diferente, uma cor, uma textura etc, qualquer característica presente na figura e que o fundo não tem (ou que tem diversa). Com relação ao observador, as motivações pessoais podem ajudar a destacar uma figura em relação ao seu contexto. Quando sentimos fome, por exemplo, nosso olfato se aguça e aromas que antes passavam desapercebidos passam a se destacar.

Página inicial História da arte Estética Links de Arte na WEB Galeria de arte Venda do livro "Ensaios sobre arte e estética" na livaria Saraiva Livro de visitas O que ler? Sala de Imprensa Exponha sua arte Últimas notícias Newsletter Banners Nosso e-mail UOL Cursos - Decoração de INteriores
Introdução Forma Classificação Figura e fundo Simetria Movimento Superfície Cor Luminosidade Textura Harmonia de cor Composição Unidade Equilíbrio Proporção Ritmo Profundidade