Conceito de equilíbrio em linguagem visual :: Comunicação visual :: Aula de Arte
Banner de Equilíbrio

O equilíbrio na comunicação visual


O equilíbrio é a arte de harmonizar as diferentes forças visuais. Basicamente o equilíbrio se dá na interação entre os elementos visuais e o suporte sobre o qual se compõe a comunicação visual.

O suporte em branco já é um campo marcado por pontos de energia. Especialmente o centro do suporte é um ponto forte na composição. É no centro que Leonardo situou a figura de Cristo na Última Ceia. Uma das metáforas utilizadas para explicar o equilíbrio visual em uma imagem é a da balança.

Uma das mais tradicionais maneiras de obter equilíbrio em uma comunicação visual é a chamada regra do terço. Grosso modo, divide-se o suporte em três partes e posiciona-se as figuras coincidindo-as às linhas e intersecções da divisão.

O eixo vertical que passa pelo centro do suporte dividindo a composição seria o fiel da balança. Dos dois lados deste eixo, os elementos devem ser distribuídos de maneira a que nenhum dos dois lados pareça mais pesado.

Peso aqui não no sentido de peso gravitacional, mas, sim, peso como força atrativa visual. Assim, um vermelho vivo seria mais pesado do que um suave azul celeste. Para se equilibrar duas áreas em uma composição - uma vermelha e outra azul celeste, por exemplo - a área em azul celeste deveria ser de tamanho bem maior que a área em vermelho. O equilíbrio pode ser estático ou dinâmico. Equilíbrio estático é obtido pelo uso da simetria. O equilíbrio dinâmico é alcançado pela fina ponderação das forças de cada figura.

Texto de João Werner

Página inicial História da arte Estética Links de Arte na WEB Galeria de arte Venda do livro "Ensaios sobre arte e estética" na livaria Saraiva Livro de visitas O que ler? Sala de Imprensa Exponha sua arte Últimas notícias Newsletter Banners Nosso e-mail
Introdução Forma Classificação Figura e fundo Simetria Movimento Superfície Cor Luminosidade Textura Harmonia de cor Composição Unidade Equilíbrio Proporção Ritmo Profundidade