Banner de Composição

Composição na comunicação visual

© Texto de João Werner


Botticelli, 1477-8, A alegoria da Primavera, painel, 315x205 cm, Galleria degli Uffizi, Florença. Considerada por muitos uma das dez obras de arte mais importantes da história. No diagrama acima pode-se ver - através das linhas pontilhadas em branco - como Botticelli dividiu a pintura em 9 segmentos verticais. As figuras foram dispostas de maneira a coincidir com estes segmentos.

A composição é a essência da comunicação visual.

Trata-se basicamente das regras para organizar os elementos visuais - formas e superfícies - em mensagens que alcancem seus objetivos comunicativos, que agradem, que emocionem.

A composição corresponde a uma síntese entre intelecto e emoção, entre o princípio da ordem geométrica e o da intuição.

Ao mesmo tempo que a composição restringe - dada a sua rigidez - cabe ao artista a adequação da estrutura à expressividade que tem em mente.

Segundo uma velha fórmula da estética, trata-se de realizar uma síntese entre a liberdade humana e as determinações da natureza.

Nas mãos de gênios como Leonardo e Botticelli, a armação geométrica em nada reduz a naturalidade e a emotividade das figuras, ampliando-lhes a beleza.

Composição em LeonardoLeonardo, A Última Ceia, 1498, afresco, 460x880 cm, Convento de Santa Maria delle Grazie (Refeitório), Milão. Parte da complexa composição desta que é uma das maiores obras da renascença. Cristo é a figura central, para onde convergem as linhas em perspectiva. Reparar como a linha horizontal que divide o afresco arrebata a maioria dos olhos dos apóstolos, tornando-os colineares.

Não era o que você buscava?

Custom Search
Página inicial História da arte Estética Links de Arte na WEB Galeria de arte Venda do livro "A figura na Comunicação Visual" na livaria Amazon Venda do livro "Ensaios sobre arte e estética" na livaria Saraiva Livro de visitas O que ler? Sala de Imprensa Exponha sua arte Últimas notícias Newsletter Banners Nosso e-mail UOL Cursos - Decoração de INteriores
Introdução Forma Classificação Figura e fundo Simetria Movimento Superfície Cor Luminosidade Textura
(NOVO!)
Harmonia de cor Composição Unidade Equilíbrio Proporção Ritmo Profundidade