Conceito estético do "Sublime"

© Texto de João Werner


O sentimento do sublime consiste em ter prazer em observar situações perigosas ou que são potencialmente dolorosas e perigosas.

Há uma fascinação natural em observar situações em que há a possibilidade de sentirmos dor (ou medo, etc.).

 Se, ao contrário, a situação que experimentarmos nos provocar dor real, ou, também, se a situação for, de fato, perigosa, então cessa o nosso prazer estético.

Para que ocorra o sentimento estético do sublime, a situação perigosa que eu observar não pode me ameaçar de fato.

Estranhamente, é um dos mais típicos sentimentos estéticos encontrados na época contemporânea, responsável, por exemplo, pela bilheteria de grandes sucessos do cinema, como o Titanic.

É com prazer que assistimos, neste filme, ao infortúnio do par romântico, separado pela morte gelada do Atlântico norte. Além disso, vemos toda uma detalhada e minuciosa representação do trágico naufrágio, com as mais diversas torturas do corpo e da alma.

Assim, também, os chamados parques de diversão, com as suas "montanhas-russas", "chapéus mexicanos", "rodas gigantes" e "vikings" e toda uma parafernália de mecanismos construídos com a única finalidade de causar terror e prazer. Quanta fascinação não temos ao pagar para, durante alguns instantes, sermos colocados em uma situação potencialmente perigosa, girando e rodopiando em altas velocidades.

Alguns exemplos do sublime

Caçadores de tempestades
O programa de televisão "Caçadores de tempestades" ("Storm Chasers" no original), apresenta situações reais de tornados e furacões. O terror que estes fenômenos naturais nos provocam são intimamente associados à fascinação que sentimos por eles. Esta mistura de sentimentos contraditórios que temos por algo que nos transcende é o sublime. Site do programa no Discovery Chanel.

O sexto sentido, com Bruce Willis. É com prazer que compramos nossas entradas para vivenciar dezenas de minutos do mais puro sentimento de terror.
Programa Criaturas mortais, do National Geographic Channel
Este é outro programa de televisão cujo tema é o sublime, um misto de sentimentos de terror e fascinação: "Criaturas mortais", animais, para os quais, o ser humano é uma presa possível.
Site do programa no National Geographic Channel.

Deixe seu comentário sobre a Aula de Arte

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba as últimas novidades postadas no site.

Venda do livro "A figura na Comunicação Visual" na livraria da Amazon Venda do livro "Ensaios sobre arte e estética" na Amazon Livro de visitas O que ler? Sala de Imprensa Exponha sua arte Últimas notícias Newsletter Banners Nosso e-mail
Introdução Belo
(NOVO!)
Sublime Catarse Gosto Trágico Grotesco Prazer Imaginação
(NOVO!)
Admiração
(NOVO!)
Estranhamento Empatia Feio
(NOVO!)
Cômico
(NOVO!)
Estética e Biologia Ilusões visuais

Página inicial História da Arte Comunicação visual Links de Arte na WEB Galeria de arte