Breve introdução à Estética :: Aula de Arte
Banner Estética

Conceitos da Estética


A estética é definida a partir do encontro entre um sujeito experimentador e um objeto experimentado.

O sujeito experimenta o objeto estético como uma qualidade de sentimento. Para esta experiência, não interferem aspectos racionais ou cognitivos. É uma forma peculiar de atenção, sensível e afetiva.

O objeto estético pode ser definido a partir de certas qualidades que possua, apreendidas pela atenção do sujeito. As obras de arte são objetos estéticos privilegiados, mas não são os únicos a merecer a atenção estética de alguém. Qualquer elemento da natureza ou mesmo um produto industrial também pode ser considerado estético.

Na tradição dos estudos sobre estética, os conceitos foram separados nestas duas rubricas principais. Alguns conceitos como o “Gosto”, o “Prazer” ou a “Empatia” referem-se principalmente à experiência do sujeito. Já conceitos tais como o “Belo”, o “Sublime” ou o “Grotesco” referem-se à características presentes no objeto.

Texto de João Werner

Página inicial História da arte Comunicação visual Links de Arte na WEB Galeria de arte Venda do livro "Ensaios sobre arte e estética" na livaria Saraiva Livro de visitas O que ler? Sala de Imprensa Exponha sua arte Últimas notícias Newsletter Banners Nosso e-mail
Introdução Belo Sublime Catarse Gosto Trágico Grotesco Prazer Imaginação Admiração Estranhamento Empatia Feio Cômico Estética e Biologia Ilusões visuais



Licença Creative Commons